sábado, 3 de março de 2012

RARE




A Rare é uma produtora de games inglesa fundada em 1982, pelos irmãos Tim e Chris Stamper. É famosa por jogos como Donkey Kong Country (1994 SNES), 007 Goldeneye (1997 N64) e Banjo & Kazooie (1998 N64). A Rare foi uma importate second party da Nintendo durante os ciclos do SNES e N64. Second party é o termo utilizado pela mídia especializada quando uma produtora desenvolve títulos exclusivos para uma plataforma. A Microsoft comprou a Rare em 2002 por 375 milhões de dólares.


A Rare chamou a atenção da Nintendo quando comprou uma estação de trabalho da Silicon Graphics, tecnologia que estava revolucionando os efeitos especiais cinematográficos. A nova tecnologia do Vale do Silício era capaz de renderizar incríveis gráficos tridimensionais e Tim e Chris Stamper viram ai uma oportunidade única. Os vídeo games da geração 16 bits não eram ideais para gerar polignos, e nesta época reinava o gênero plataforma 2D, a Rare recebeu a missão da Nintendo de reviver um dos seus personagens mais icônicos Donkey Kong, agora com incríveis gráficos 3D pré-renderizados.


Durante a intensa guerra que foi a geração dos 16 bits, os gráficos que a Rare alcançaram foram sem dúvida uma arma potente. E assim a Rare se tornou a principal parceira ocidental da Nintendo, produzindo séries chaves como Donkey Kong Contry e Star Fox. Criaram também uma sólida biblioteca de personagens e jogos como Banjo & Kazzoie, Perfect Dark e Killer Instinct.


Porém 10 anos se passaram da compra da empresa pela Microsoft, e a Rare não parece viver os mesmo dias glóriosos. Em um artigo, o site Eurogamer, questiona quem ou o que é o responsável por essa perda de prestígio.



Dois anos após a aquisição, os irmãos fundadores deixaram a empresa atrás de novas oportunidades, e a Microsoft passou a implementar suas práticas de trabalho para aumentar a produtividade. Implantou, por exemplo, um sistema de avaliação de desempenho e bonificação, fecharam a unidade de inovação e instituiram o papel de produtor nos projetos.  Antes na Rare todos que participavam de um projetos eram responsáveis por ele, em uma hierarquia horizontal. Com implementação do produtor os jogos passaram a ter um ou dois responsáveis, normalmente uma pessoa da Rare e uma da Microsoft. Outra grande diferença foi o posicionamento da Microsoft, inexperiente no mercado de games não trabalhou em parceria com a Rare, que era acostumada com uma relação de parceria criativa com a Nintendo.


A somatória dessas mudanças na cultura profissional, com as ocasionadas pelas produção atual em alta definição, o encarecimento dos projetos e crescimento das equipes, tornaram a Rare uma empresa de importância menor. Hoje em dia o foco da sua produção é o público estilo Nintendo. A Rare tem produzido jogos para Kinect com apelo casual, como Kinectimals (X360 2010) ou Kinect Sports (X360 2010), muito semelhantes a famosas franquias da Nintendo, como Nintendogs (NDS 2005) e Wii Sports (Wii 2006).


Nenhum comentário:

Postar um comentário